Soluções
Contábeis

JB Smart IR

Gestão das Declarações de IR Pessoa Física

O JB Smart IR é uma aplicação Web, desenvolvida para atuar de forma integrada com o JB Network, compartilhando controle de acessos e informações gerais.

A aptidão desta ferramenta, além de auxiliar no Controle Patrimonial e do Controle de Caixa, é centralizar a gestão e organização das atividades, documentos e comunicações vinculadas a cada Declaração de Impostos de Renda.

JB Orçamentário

Ferramenta de gestão para planejamento e acompanhamento financeiro

O processo inicia com as perspectivas de negócios para o próximo (ou próximos anos), de acordo com as diretrizes de crescimento e retorno definidos pelos gestores. Não se trata de futurologia, pois o JB Orçamentário está baseado em conceitos bem definidos que englobam a análise da capacidade produtiva, do desempenho de anos anteriores, perspectivas de mercado, da economia, entre outras situações.

Ferramenta de gestão para planejamento e acompanhamento financeiro com várias qualidades, das quais se destacam:

– Comporta pelo menos duas teorias de administração orçamentária.

– Permite simulação de até três cenários.

– Disponibiliza processos ágeis para geração básica do orçamento.

– Demonstra automaticamente a evolução do orçado e realizado.

– Controla os percentuais do realizado versus orçado e receitas.

– Demonstra análise por grupos definidos pelo usuário.

– Permite avaliação matricial por centro de custo, gestor, supervisor e grupos.

Quando se ouve tratar de gestão orçamentária, de imediato nos vem à mente a contabilidade pública, porém a teoria dos orçamentos precede a aplicada na gestão dos entes federativos.

O planejamento financeiro é base para o processo de gestão empresarial e o orçamento, segundo Mauro Calixta Tavares, é o norte para o planejamento financeiro.

O processo inicia com as perspectivas de negócios para o próximo (ou próximos anos), de acordo com as diretrizes de crescimento e retorno definidos pelos gestores.

Não se trata de futurologia, pois está baseado em conceitos bem definidos que englobam a análise da capacidade produtiva, do desempenho de anos anteriores, perspectivas de mercado, da economia, entre outras situações.

Após a etapa de planejamento que define as diretrizes por setores, unidades de negócios ou produtos serão afetadas. Inicia-se a fase operacional de planificar a projeção orçamentária por contas, grupos, setores e/ou centros de custos dos valores previstos de receitas e gastos.

Esta é uma etapa trabalhosa que exige a inserção e alteração de valores e avaliação dos relatórios até serem alcançadas as diretrizes destacadas pelos acionistas, comissão de gestão ou empresário.

Após aprovada a projeção orçamentária, inicia-se a etapa de controladoria, que consiste no acompanhamento direto do planejamento orçamentário com os gastos realizados, ou seja, o cruzamento puro entre o “Orçado e o Realizado”.

Nestas duas etapas é que a ferramenta orçamentária atua de forma direta, pois permite projetar valores de forma prática adicionando ou decrementando valores com base na contabilidade de exercícios anteriores, gerando de forma automática o plano de gastos.

Após aprovado o plano e alimentada a contabilidade, a aplicação inicia o processo de avaliação do Orçado x Realizado para demonstrar quais contas, grupos, setores ou centros de custos não estão alcançando as metas ou sendo mais custosas do que o definido no plano.

Veja como o processo é realizado.

CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO:
Projeção Orçamentária

Possibilita em um só comando gerar o planejamento tributário para exercícios futuros a partir de dados contidos na contabilidade de exercícios anteriores, com base em uma combinação de pelo menos três variáveis:

– Por média periódica.

– Projeção mensal, o que permite trabalhar a sazonalidade do negócio.

– Permite atualização inflacionária mensal cumulativa.

Busca de dados flexível

Pode-se projetar o orçamento em um só comando, tanto das receitas, quanto das despesas.

Admite projeção separada entre receitas e despesas o que dá, à controladoria, liberdade de trabalhar com percentuais de crescimento de receita, distinto das despesas.

Comporta, também, a possibilidade de, após as gerações globais, modificar por geração automática, os percentuais aplicados a um grupo ou conta.

Custos fixos

Além da flexibilidade de geração orçamentária em massa, possibilita ao controlador tratar de forma separada os custos fixos que podem ser mensalmente digitados.

Neste caso, as contas que possuem custos fixos serão ignoradas nas projeções automatizadas.

A reusabilidade de dados

Dados são números perdidos e dissonantes. Assim é importante que uma aplicação possa agrupá-los e reutilizá-los para gerar informações que sejam úteis ao processo de gestão.

Porém, em um mundo competitivo, só informações já não são mais suficientes. É necessário que a aplicação gere conhecimento como ferramenta gestora.

Nesta linha, os princípios deste projeto foram amplamente analisados para reutilizar os dados da contabilidade, uni-los com os orçamentos para gerar conhecimento administrativo, como base fundamental à tomada de decisão.

Este é o ponto culminante do projeto, pois como a base orçamentária está intrinsecamente ligada à estrutura contábil, a busca do realizado é, da mesma forma que a geração, totalmente automática.

Cenários

Permite a utilização de até três cenários paralelos, tratados na aplicação como:

– Normal.

– Otimista, e

– Pessimista.

Desta forma, é possível realizar três orçamentos distintos e ir acompanhando-os, de forma paralela, para encontrar para qual tendência a empresa ou economia estão se encaminhando, para permitir a correção de discrepâncias, no decurso do período.

Maleabilidade das demonstrações

A técnica da engenharia, há muito, não é arte exclusiva da construção civil e apesar de a área de TI não se enquadrar nas ciências exatas, ela trouxe a ideia de edificação de objetos para o seu meio.

No setor informático, os objetos são virtuais e se consolidam em relatórios e avaliações das mais variadas possíveis.

Nesta linha, a engenharia de demonstrações orçamentárias deste projeto é ampla, pois foi estruturada para permitir a montagem das avaliações em tempo real, permitindo então:

– Avaliações periódicas que envolvam um período.

– Avaliação que englobe vários períodos.

– Demonstrações evolutivas de meses ou trimestres.

– Dentre outros disponíveis e descritos em manuais.

As demonstrações permitem a inversão de avaliações, dando perspectiva equivalente às análises em cubo, sendo que as visões já são previamente definidas na aplicação para facilitar a utilização do modelo.

Demonstrações configuráveis

Tendo em vista que as demonstrações contábeis são estruturadas para atender as IFRS, CPS e NBCTs, nem sempre são claras ou trazem os dados agrupados de acordo com as necessidades administrativas.

Nesta linha, para facilitar a apresentação mais sucinta e que facilite a interpretação dos gestores, foi inserida a possibilidade de estruturar demonstrações auxiliares com agrupamento de contas, definição de grupos totalizadores distintos dos normativos.

Pode-se construir mais de mil demonstrações no modelo atual, sem a necessidade de mudanças no projeto ou custos adicionais de desenvolvimento.

Gestão orçamentária

A gestão compreende a supervisão e acompanhamento das definições e planejamentos de qualquer ordem.

Assim, como o orçamento define as diretrizes e planos empresariais, sendo que ele reflete a ordem maior ditada pelo conselho ou gestores, é imprescindível o seu acompanhamento acurado para que se corrijam distorções ou se permita o realinhamento, em caso de mudanças nas perspectivas dos cenários idealizados.

Desta forma foi inserida a definição de papeis a serem executados junto ao projeto, como Gestores de contas ou grupos orçamentários e Auditores, por exemplo.

Esta técnica permite à controladoria emitir relatórios com a visão do Gestor ou do Auditor, para facilitar o acompanhamento do plano de gastos ou receitas. Pois, afinal, são eles que deverão responder algumas perguntas, como:

– Qual o resultado esperado para os próximos anos?

– Qual o retorno que está previsto?

– Se objetivos estão sendo atingidos?

– Quais setores, produtos não estão respeitando os limites de gastos?

– Onde há sobra de verbas para possível realocação?

– Os custos tributários não estão alinhados?

– Ocorreram fatores externos que exigem uma reavaliação para redução das perspectivas?

– Foram detectados fatores que permitem uma reavaliação para ampliação das perspectivas?

Setorização por Centros de Custo

Quando as empresas trabalham com vários centros de produção ou produtos, elas precisam dissecar seus custos para avaliar quem está seguindo ou se distanciando do planejamento.

Assim o projeto permite a utilização de Centros de Custos contábeis para detalhar e fragmentar o orçamento.

Travas ou definições de projeção em percentuais

A avaliação da rentabilidade e liquidez tem vínculo direto com a receita. Assim, é importante definir dentro do planejamento orçamentário quanto se espera ganhar. Porém em mercados democráticos os fatores que mudam as tendências econômicas também são livres e externos, ou seja, a empresa não possui controle sobre eles.

Desta forma, é imprescindível definir percentuais de custos sobre a receita como balizador do acompanhamento do planejamento orçamentário versus realização. Assim, se as receitas sobem, o balizador cresce permitindo crescimento dos custos e despesas. Porém o inverso é o que passa a ser primordial no controle, pois se as receitas planejadas não atingem os objetivos, é primordial que os alertas sejam disparados para que haja redução proporcional deles de forma que não se tenha liquidez inferior à desejada, bem como, e, principalmente, se evite o “prejuízo”.

Para permitir estas barreiras, está sendo crianda uma engenharia de proporcionalização, onde serão criados grupos totalizadores de receitas que serão as âncoras balizadoras da proporcionalidade dos custos e despesas.

CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS:
Linguagem

Desenvolvido em Delphi para rodar em plataforma Windows.

Aplicação principal

É uma ferramenta diferenciada porque foi desenvolvida prevendo agilidade nas atualizações em razão dos curtos prazos legais. Possui um executável pequeno, composto de um “framework”, que tem como função levantar a aplicação e chamar todos os demais objetos que são os pacotes.

Pacotes

São bpls (dlls visuais) exclusivos da linguagem Delphi que se constituem de pequenos arquivos que variam conforme a tela ou opções, sendo que o tamanho destes varia, na maioria, entre 10 a 500 Kb. Este fracionamento proporciona agilidade na manutenção e facilidade de atualização, que é feita em poucos instantes, através de uma conexão de internet.

Multitarefas

Telas e Menus em MDI, possibilitando abertura simultânea de inúmeros formulários de digitação, dos mais diversos módulos. É possível estar no formulário de escrituração de documento fiscal de entradas e acessar a consulta de uma conta razão.

Menus flutuantes

Os menus não são fixos na aplicação, mas pacotes de dados atualizáveis, o que permite a criação de novas opções sem que haja necessidade de atualização de toda a aplicação, somente a disponibilização do novo menu e nova funcionalidade.

Acesso rápido a formulários

Possui tecla de atalho para abertura rápida de formulários (F9) bem como pela pesquisa por descrição de funcionalidade (CTRL+F9). Exemplo: se pressionar CTRL+F9 e pesquisar DARF serão mostrados os formulários vinculados, sendo que um clique este será aberto.

Atualização automatizada

A atualização do sistema pode ser configurada para realizar, de forma automatizada, a conferência de versões disponibilizadas nos servidores na nuvem nos mesmos moldes das vacinas de antivírus. Por ser uma aplicação fragmentada, somente serão atualizados os pacotes que sofreram mudanças o que permite redução do tempo de atualização.

Banco de dados independente

Utiliza o banco de dados Firebird que é livre e com alta capacidade de desempenho. Trabalha-se atualmente com grandes corporações com bancos de mais de 50GB.

Controle Transacional

Desenvolvido com o emprego do conceito de “Controle de Transação” em todas as operações que demandem múltiplos registros, impedindo assim, que um documento fique registrado somente em um sistema ou que somente parte dele seja indeferido.

Relatórios

Permite a visualização de todos os tipos de relatórios, mesmo os do tipo não gráficos (do tipo impressão rápida). Em todos os relatórios gráficos permite salvamento em texto, pdf, xls e doc, bem como o envio do pdf por e-mail no momento da visualização.

Gerador de Relatórios

Permite ao usuário a criação de novos relatórios simples ou complexos de acordo com o conhecimento ou necessidade do cliente ou usuário. Possibilita a idealização de relatórios específicos para o cliente sem a necessidade de mudanças na aplicação.

Acesso remoto

Ferramenta para acesso remoto à máquina do cliente, para uso de até 15 horas sem necessidade de aquisição da licença de uso.

Suporte on-line

Acesso ao aplicativo de atendimento.

Suporte técnico

Suporte técnico regionalizado e especializado.

OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s).

JB Network

JB Network é um portal, na nuvem, de serviços auxiliares do contador, que integra diversos produtos

A complexidade dos procedimentos fisco-contábeis-tributários trouxe consigo uma carga adicional que é representada pelo risco de fornecimento de dados errados. Assim para controlar as informações transmitidas entre partes de um relacionamento comercial são de suma importância.

Portal, na nuvem, de serviços auxiliares do contador, que integra diversos produtos:

– JB Comunica: Comunicação interna e com o cliente, registrando e protocolando todas as mensagens.

– JB Obrigação: Gerenciamento das tarefas do escritório com responsáveis, vencimentos e alertas.

– JB Ged: Gerenciamento de documentos eletrônicos como NFe, NFCe, CTe, e demais documentos digitais para acesso ao cliente.

– JB SmartIR: Gerenciador de declarações de Impostos de Renda PF.

– JB Cliente: Acesso as informações de licenciamento e gestão financeira com a JB Software.

A complexidade dos procedimentos fisco-contábeis-tributários trouxe consigo uma carga adicional que é representada pelo risco de fornecimento de dados errados. Assim para controlar as informações transmitidas entre partes de um relacionamento comercial são de suma importância. Já entre o empresário e o seu contador passou a ter uma relevância muito maior em razão da responsabilidade profissional do contabilista no campo ético, civil e/ou penal.

Desta forma ganhou maior relevância o registro e controle das conversações mantidas entre as partes relacionadas no processo.

É nesta linha que o JB incorporou em seu projeto computacional na nuvem um sistema, o JB Network, focado no controle dos dados e informações transmitidas entre parceiros de negócios por meio de uma engenharia complexa. Esta, por sua vez, está baseada em teorias de desenvolvimento de última geração, de artefatos que convergem sempre para o registro de protocolos com característica de caixa de e-mail, com foco no controle dos eventos de cada protocolo.

Desta forma é possível realizar, por meio de protocolo, a comunicação entre as partes, o envio de documentos digitais, o armazenamento de documentos eletrônicos e muito mais, sempre com a possibilidade de avaliar quem criou, que hora acessou, quando visualizou e muito mais.

Observem atentamente as inovações descritas abaixo.

CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO
Comunicação

Por ser uma ferramenta de comunicação oficial, o uso será restrito às pessoas envolvidas no processo e focada exclusivamente para comunicação profissional, permitindo aos gestores a desinstalação de outras ferramentas abertas a comunidades como Skype, GTalk, entre outras.

Por utilizar muitas ferramentas web, o leiaute do projeto está sendo idealizado para ter os mesmos itens de maleabilidade das caixas de mensagem já amplamente definidas nos webmails, o que auxiliará no aprendizado e manuseio.

A ferramenta permite vários encadeamentos de comunicação, porém serão liberados somente quatro níveis de atuação que atenderá:

– JB > Franquias.

– Franquias > Contratantes da Ferramenta e

– Contratantes da Ferramenta > Seus clientes.

A comunicação vertical de cima para baixo é livre, porém, a comunicação de baixo para cima deverá obedecer a estrutura hierárquica. Assim: se um cliente do escritório enviar uma comunicação para cima, somente poderá fazê-lo para os usuários do Escritório. O usuário do escritório poderá adicionar ao protocolo um usuário da Franquia, que por sua vez poderá adicionar um usuário da JB.

Estas são as possibilidades de convergência das comunicações em qualquer modalidade:

– Entre Empresas Contábeis e seus clientes.

– Franquias JB e Empresas usuárias das aplicações da JB1.

– JB e Franquias JB2.

Compartilhamento de documentos digitais

Muitos são os documentos que se encontram no escritório que precisam, frequentemente, ser fotocopiados para envio aos empresários, como por exemplo:

– Contrato Social e suas alterações.

– Balanços e balancetes.

– Negativas.

– Fichas informativas com dados cadastrais, etc.

Com esta ferramenta é possível adicionar os documentos digitalizados em um protocolo tipado, indicando que os documentos anexados não devem ser excluídos ao ser finalizados ou indicando um prazo maior de exclusão e encaminhar o protocolo aos gestores da empresa. Desta forma, a qualquer tempo, qualquer um dos usuários indicado no protocolo poderá pesquisá-los e baixar os arquivos, assim como imprimi-los.

Protocolo de documentos digitais

A necessidade financeira governamental e disposições de normas contábeis têm ampliado em demasia os encargos dos profissionais contábeis.

O aumento da carga combinado com a ânsia tributária e financeira dificulta o atendimento das obrigações, pois as deixa mais complexas, o que demanda maior tempo de atuação nos processos. Isto, ainda combinado com o encurtamento considerável dos prazos das obrigações e dos vencimentos dos tributos, vêm dificultando ainda mais os processos operacionais do setor.

Estes fatores, agregados à responsabilidade solidária profissional, têm ampliado os encargos e deveres da classe.

Com isto cresce o legado dos profissionais contábeis e exige agilidade, rapidez e segurança no recebimento e envio de documentos relativos ao ofício.

Pergunte-se, profissional da área, se não é comum no dia de vencimento ter que mandar o office boy entregar guias para que o cliente vá correndo ao banco fazer o pagamento?

É claro que isto pode ser solucionado com o envio de um e-mail, mas não é natural o cliente dizer que:

– Não foi enviado.

– Não recebeu.

– Caiu na caixa de spam.

Assim, este produto foi idealizado para minimizar o custo operacional e permitir o envio de guias e documentos em tempo recorde para evitar algumas cenas comuns como estas.

Imagine-se podendo enviar estes documentos com um clique e, de quebra, poder acompanhar cada processo com hora, minuto e segundo:

– Quem está relacionado do protocolo.

– Quem visualizou.

– Quem imprimiu.

– Quais protocolos ainda não foram lidos e assim por diante.

Já pensou em quanto isto reduzirá o seu risco com atividades externas?

Consegue dimensionar como isto vai diminuir o seu estresse?

Isto não o deixaria mais tranquilo?

NF-e emitida por terceiros

Um dos itens mais difíceis atualmente é fazer com que os clientes das Empresas Contábeis reúnam todos os documentos eletrônicos emitidos por terceiros e os encaminhem para a escrituração, a fim de aproveitar todos os dados por meio de importação eletrônica em lugar da digitação manual.

Por meio desta ferramenta o contador ou empresa poderá iniciar um protocolo de baixa de xml das NF-e, para que a empresa, na máquina que possua o certificado, possa acessar via Web este protocolo e processar a baixa de todos os documentos diretamente do portal da NF-e.

Como para baixa os xmls é necessária a cientificação das operações, caso estas não tenham sido realizadas, o procedimento permitirá que o empresário confirme ou negue o negócio, para então salvar os arquivos.

Os dados básicos dos documentos serão armazenados em banco, o que permitirá pesquisa por emitente e períodos, entre outras funções.

Os arquivos podem ser baixados em qualquer outra máquina pela pessoa que possui acesso ao protocolo, neste caso, o escritório contábil.

Dentro da aplicação JB Cepil será implantada a importação de forma direta do protocolo. Assim o sistema baixará os arquivos e os carregará automaticamente para manutenção e consistência, como é realizado hoje por meio de arquivos disponíveis na máquina.

NF-e própria

A empresa pode adicionar seus xml de documentos de emissão própria diretamente no protocolo para baixa no escritório e ou importação direta pelo sistema.

Repositório de NF-e

A contratação de toda esta ferramenta é mediante a alocação de espaço físico. Assim, caso a empresa desejar manter seus documentos eletrônicos pelo prazo legal, basta não excluir os arquivos dos protocolos.

CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS:
Linguagem

Desenvolvido com as últimas tecnologias em sistemas para internet. Todo o sistema está construído sobre a renomada plataforma Java, oferecendo segurança e flexibilidade aos stakeholders (todos os envolvidos no projeto, desde sua concepção até o usuário final). Além da utilização de Java, conta ainda com os recursos mais avançados dos navegadores de internet, como HTML5 e CSS3, e os frameworks de desenvolvimento melhor conceituados do mercado.

OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s).

JB Imobilário

Ferramenta focada na Atividade Imobiliária

Necessidade do mercado de um produto voltado para a gestão imobiliária.

Aplicativo focado na atividade imobiliária:

– Tratamentos tributários para o F200.

– Planilhas de controle dos rateios dos custos fiscais e societários.

– Contabilização do rateio fiscal e societário.

– Geração de balanço fiscal e societário.

– Gestão de incorporação.

Em razão de diversos eventos realizados desde 2008, para disseminar os conceitos e tratativas dos documentos eletrônicos e demais subgrupos do SPED, observou-se uma crescente necessidade do mercado de um produto voltado para a gestão imobiliária.

Muitas são as teorias e necessidades fiscais para este mercado como:

– Regulamentação da EFD Contribuições.

– Regulamentação da DIMOB.

– IN 84/79 para atendimento da Contabilidade Fiscal.

– Lei 11.638/2007, CPCs e NBC Ts para atendimento das IFRSs e fechamento de Balanço Societário.

– Controle dos impostos diferidos.

– NBR 12721, etc.

Porém, a dificuldade maior se encontra no trato da gestão dos contratos, dos muitos ou poucos empreendimentos que uma empresa possa ter, mas principalmente pela dificuldade de encontrar o custo real de cada unidade imobiliária. Pois, tanto as definições contábeis fiscais quanto societárias não permitem a agregação de custos indiretos como: Administrativo, Marketing, Vendas, entre outros, o que inviabiliza a utilização natural da contabilidade para atender tamanha diversidade.

Pensando no atendimento do mercado como um todo, das necessidades fiscais, contábeis e de gestão, tratou-se do desenvolvimento deste novo produto, que interligado ao JB Cepil, permitirá também a gestão dos processos de Incorporação e Intermediação de Negócios. Em um futuro bem próximo, o JB Imobiliário tratará também da Locação e Controle de Condomínios.

Veja abaixo facilidades e características desta ampla aplicação.

CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO:
Gestão Fiscal de Incorporação

Tem como pressuposto básico o atendimento das informações fiscais inerentes à EFD Contribuições para geração dos registros F200 e filhos relativos ao imposto PIS e COFINS.

Permite o cadastramento de todos os empreendimentos e suas unidades imobiliárias, bem como os dados, fatores e valores relativos à NB básica utilizada para registro do empreendimento.

Exige o controle de cada contrato comercializado, bem como a atualização contratual das vendas a prazo indexadas para manutenção dos valores recebíveis por contrato, por unidade e proporcionais a cada proprietário, quando a compra for conjunta.

Possibilita a quitação das parcelas pela aplicação, para controle da proporcionalidade de recebimento, para a realização dos rateios fiscais e posterior informação no F200 da EFD Contribuições. Também faz a proporcionalização dos créditos de PIS e COFINS, bem como os rateios de custos diretos e ou orçados para efetivação da contabilidade fiscal, que é base para apuração dos lucros e tributação do IRLL e CSLL no caso de tributação pelo Lucro Real.

Observar que a contratação exclusiva deste módulo só é possível para empresas que possuem exclusivamente gestão de incorporação imobiliária e sejam tributadas pelo Lucro presumido, que exige somente a geração do registro F200 e seus filhos, além, é claro, do cabeçalho da EFD e apuração. Para empresas que são do Lucro Real* ou possuem outras atividades será necessária a contratação do módulo fiscal e contábil do JB Cepil, pois o tratamento de créditos e débitos de outras operações necessita de dados de escrituração fiscal e valores contábeis de outras operações, somente disponíveis nos módulos mencionados do produto JB Cepil.

Processa, além da EFD, a geração da DIMOB* de acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.115, de 28 de dezembro de 2010, que exige a apresentação das informações referentes aos fatos geradores ocorridos, a partir do ano-calendário 2010.

Além do acima descrito, a Gestão Fiscal de Incorporação engloba:

– Cálculo do PIS e COFINS Presumido.

– Geração do Registro F200 e filhos* da EFD Contribuições por unidade, proporcionalizado ao percentual de cada proprietário.

– Geração da DIMOB de incorporação, por contrato, proporcionalizado ao percentual de cada proprietário*.

– Relatório demonstrativo do PIS e COFINS, já existente na aplicação JB Cepil.

– Demonstrativo tributário do IRPJ e CS presumido, já existente na aplicação JB Cepil.

– Relatório cadastral dos empreendimentos, Blocos, Pavimentos, Unidades e ocorrências.

– Relatório de estoques de unidades imobiliárias.

– Relatórios demonstrativos contábeis.

Gestão Contábil de Incorporação

Com base nas informações do empreendimento, unidades, valores recebidos, custos incorridos e custos orçados* serão gerados os índices de Percentual Recebido (PR) e Percentual de Conclusão da obra (POC) para realização dos rateios básicos, por unidade imobiliária para aproveitamento das despesas por unidade para realização do fechamento da contabilidade fiscal e Societária.

Com o uso do POC serão gerados novos cálculos para encontrar os valores de rateios por unidade para localização dos custos aproveitáveis para efeito societário e geração do balanço societário.

Serão calculadas as receitas diferidas fiscais e societárias gerando os lançamentos para ambas as metodologias a fim de permitir a geração do balanço fiscal, bem como o balanço societário. O primeiro para atender as definições tributárias do PIS, COFINS, IR e CS, e o segundo, para atender as novas definições contábeis para convergência à internacionalização da contabilidade, as IFRSs, exigidas pelos mais diversos órgãos, principalmente no caso de fomento mercantil.

Está disponível também ferramenta de consulta, altamente maleável, pois permite múltiplas visões de cada um dos demonstrativos:

– Controle de unidades em estoque, bem como das unidades vendidas, com os respectivos custos incorridos.

– Análise da conta corrente de clientes, demonstrando os recebimentos e o saldo devedor por unidade imobiliária e/ou cliente.

– Consulta dos valores de CIV, e

– Consulta de receitas apropriadas por unidade imobiliária.

Estas consultas estão disponíveis em nosso novo formato de consultas, que permite o reagrupamento de informações e totalizações, onde em uma única visualização pode-se obter vários tipos de informações. O relatório será impresso no formato em que os dados estão agrupados na tela.

A utilização deste módulo para cálculo de PIS, COFINS, IR e CS, necessita da contratação de uso do módulo Fiscal e Contábil do sistema JB Cepil, pois, a base tributária para geração dos registros de entradas, saídas, lucro, etc., somente são possíveis com o uso compartilhado, pois os rateios e cálculos necessitam de informações contábeis que são geridas exclusivamente pelos módulos indicados deste outro produto.

Gestão Comercial de Incorporação

Tem como finalidade o controle gerencial dos empreendimentos e cada uma das unidades imobiliárias:

– Emissão do contrato de venda a vista ou a prazo com detalhamento das condições comerciais, gerado a partir de um modelo padrão em arquivos RTF (necessária instalação de Office ou Open Office na máquina que fará a emissão dos contratos)*.

– Emissão do extrato individual de cada contrato ou unidade imobiliária*.

– Emissão de recibo de pagamento quando a quitação é realizada “In Company”*.

– Remessa de cobrança bancária com processamento do arquivo de retorno*.

– Impressão de boleto bancário com possibilidade de salvamento em PDF*.

CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS:
Linguagem

Desenvolvido em Delphi XE para rodar em plataforma Windows.

Aplicação principal

É uma ferramenta diferenciada porque foi desenvolvida prevendo agilidade nas atualizações em razão dos curtos prazos legais. Possui um executável pequeno, composto de um “framework”, que tem como função levantar a aplicação e chamar todos os demais objetos que são os pacotes.

Pacotes

São bpls (dlls visuais) exclusivos da linguagem Delphi que se constituem de pequenos arquivos que variam conforme a tela ou opções, sendo que o tamanho destes varia, na maioria, entre 10 a 500 Kb. Este fracionamento proporciona agilidade na manutenção e facilidade de atualização, que é feita em poucos instantes, através de uma conexão de internet.

Multitarefas

Telas e Menus em MDI, possibilitando abertura simultânea de inúmeros formulários de digitação, dos mais diversos módulos. É possível estar no formulário de escrituração de documento fiscal de entradas e acessar a consulta de uma conta razão.

Menus flutuantes

Os menus não são fixos na aplicação, mas pacotes de dados atualizáveis, o que permite a criação de novas opções sem que haja necessidade de atualização de toda a aplicação, somente a disponibilização do novo menu e nova funcionalidade.

Acesso rápido a formulários

Possui tecla de atalho para abertura rápida de formulários (F9) bem como pela pesquisa por descrição de funcionalidade (CTRL+F9). Exemplo: se pressionar CTRL+F9 e pesquisar DARF serão mostrados os formulários vinculados, sendo que um clique este será aberto.

Atualização automatizada

A atualização do sistema pode ser configurada para realizar, de forma automatizada, a conferência de versões disponibilizadas nos servidores na nuvem nos mesmos moldes das vacinas de antivírus. Por ser uma aplicação fragmentada, somente serão atualizados os pacotes que sofreram mudanças o que permite redução do tempo de atualização.

Banco de dados independente

Utiliza o banco de dados Firebird que é livre e com alta capacidade de desempenho. Trabalha-se atualmente com grandes corporações com bancos de mais de 50GB.

Controle Transacional

Desenvolvido com o emprego do conceito de “Controle de Transação” em todas as operações que demandem múltiplos registros, impedindo assim, que um documento fique registrado somente em um sistema ou que somente parte dele seja indeferido.

Relatórios

Permite a visualização de todos os tipos de relatórios, mesmo os do tipo não gráficos (do tipo impressão rápida). Em todos os relatórios gráficos permite salvamento em texto, pdf, xls e doc, bem como o envio do pdf por e-mail no momento da visualização.

Gerador de Relatórios

Permite ao usuário a criação de novos relatórios simples ou complexos de acordo com o conhecimento ou necessidade do cliente ou usuário. Possibilita a idealização de relatórios específicos para o cliente sem a necessidade de mudanças na aplicação.

Acesso remoto

Ferramenta para acesso remoto à máquina do cliente, para uso de até 15 horas sem necessidade de aquisição da licença de uso.

Suporte on-line

Acesso ao aplicativo de atendimento.

Suporte técnico

Suporte técnico regionalizado e especializado.

OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s). * Escopo de projeto previsto, porém desenvolvido somente sob encomenda.

JB EAD

Disseminação de Conhecimento é com o JB EAD, seja a distância ou presencial.

Nos mesmos moldes da ECD, a JB Software também foi precursora na implantação do SPED Fiscal. Em 2008, quando nenhuma empresa estava obrigada a ele, apresentou para a classe no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Gramado.

JB Contador

JB Contador é um Sistema Integrado de Gestão (SIG) especialista para Empresas Contábeis

É um sistema especializado na gestão de Empresas Contábeis integrado com o sistema de escrituração fiscal e contabilidade. O foco do JB Contador não se restringe meramente a controlar a carteira de honorários (recibos, notas fiscais, boletos bancários).

É um Sistema Integrado de Gestão (SIG) especialista para Empresas Contábeis realizando:

– Controle financeiro.
– Análise estatística de produtividade por colaborador.
– Análise estatística de atividades por empresa/estabelecimento.
– Custo operacional.
– Controle de processos, procedimentos e atividades.

É um sistema especializado na gestão de Empresas Contábeis integrado com o sistema de escrituração fiscal e contabilidade.

O foco desta aplicação não se restringe meramente a controlar a carteira de honorários (recibos, notas fiscais, boletos bancários). Possibilita, mediante a combinação das rotinas de “Agendamento” com a de “Ordens de Serviço”, o controle sistemático das atividades ou obrigações, através de “Ordens de Serviço”, criadas manualmente ou disparadas pela funcionalidade de agendamento, aos membros da organização, permitindo o amplo acompanhamento das tarefas características do negócio.

Além de se preocupar com a parte operacional também o faz com os preceitos administrativos modernos que focam a gestão empresarial. Esta por sua vez, está focada na gestão inteligente e gestão financeira com controle de custos.

Na linha da inteligência voltada para o negócio, o BI – Business Intellingence, utiliza processo de coleta e organização dos dados das demais aplicações para fornecer levantamentos avaliativos simulando evoluções de cubo. Estes levantamentos são utilizados para análise das operações dos usuários e clientes, demonstrando a carga operacional de cada profissional ou estabelecimento cliente.

No caminho dos custos, utilizando a base de conhecimento do BI, faz o levantamento dos custos operacionais proporcionalizando, com base na teoria do consumo da força produtiva, montando relatórios demonstrativos da força gasta, seu custo e apontando o superávit ou déficit gerados pelos clientes.

CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO
Controle de honorários

Permite agendamento de valores dos honorários e outros itens com periodicidade para ser utilizado mensalmente no processo de geração, processando, na geração do faturamento, a inserção até a data definida como final.

Além da tradicional cobrança de honorário com base em valores fixos, a aplicação possibilita a cobrança com base em fatores variáveis de acordo com parâmetros definidos como: número de lançamentos, empregados, rescisões, entre outros, realizando a busca das informações base nas demais aplicações.

Emissão de documento fiscal, recibo e boletos

Para a realização da cobrança, o sistema disponibiliza de várias modalidades, sendo que cabe ao cliente definir qual deseja utilizar.

Permite a emissão de notas de serviço eletrônicas sendo que vários modelos já estão inseridos na aplicação como os padrões Betha, Tecno Sistemas, IPM, Equiplano, Prefeitura Mun. Joinville e Meu ISS (outros sob contratação).

Para os municípios que ainda não adotaram o documento eletrônico, a ferramenta disponibiliza um módulo de emissão de notas de serviço impresso, sendo possível ajustar os campos de impressão diretamente na aplicação sem a necessidade de alterações no programa.

Permite a confecção de notas fiscais de serviços com a emissão correspondente de remessa bancária, impressão de boletos ou cobrança por recibo de quitação. Nas duas primeira opções é possível processar o retorno bancário para realização automática do recebimento e consequente baixa do conta corrente e controle financeiro.

O contratante pode optar por não emitir os documentos fiscais e realizar integralmente a cobrança mediante a emissão de recibos de quitação, situação comum nos escritórios de pessoas físicas.

O processo de emissão de documentos fiscais está integrado ao módulo fiscal, realizando a escrituração automaticamente no livro registro de serviços prestados. No caso de documentos eletrônicos o processo somente é finalizado após o recebimento de processamento do RPS – Recibo Provisório de Serviços.

Controle de Caixa

Realiza o controle do fluxo monetário da empresa, sendo que a alimentação do caixa é realizada, em sua grande maioria, pelos demais artefatos da aplicação, como recebimento de clientes, pagamento a fornecedores, entre outros.

Além da alimentação automatizada, é possível realizar lançamento de forma direta, lembrando que os registros são contabilizados automaticamente no diário e razão do módulo contábil.

Controle de bancário

A aplicação trata integralmente o controle bancário, permitindo a conciliação das contas correntes de várias instituições financeiras, inclusive dos famosos “pré-datados”.

Oportuniza a realização de controle de cheques de terceiros, seja de cliente ou não. A ferramenta deixa registrada a origem da entrada do cheque, permitindo a rastreabilidade caso haja devolução por qualquer motivo.

Contas a pagar e a receber

Controla a ficha financeira, tanto dos clientes quanto dos fornecedores, permitindo quitações parciais ou integrais de títulos gerados automaticamente pela emissão dos documentos ou entrada por aquisições.

Os lançamentos da conta corrente estão integrados ao módulo contábil e, quando realizadas as operações de recebimento ou pagamento, os lançamentos contábeis são gerados automaticamente de acordo com as configurações indicadas no cadastro de produtos ou serviços.

Estatística

Por ser a aplicação de gestão do escritório, buscará informações de atividades nas demais aplicações da JB Software, como o JB Cepil e JB Folha, com a finalidade de detalhar as estatísticas.

O processo retornará o número de lançamentos contábeis, fiscais de entrada, saídas, serviços prestados e tomados, bem como outras informações do módulo contábil. Com isso poderá ser demonstrado, em forma de cubo, quais empresas estão com maior consumo de esforço, detalhando quais pessoas estavam alocadas na execução do trabalho.

Nos mesmos moldes, permitirá a inversão do cubo, a fim de avaliar qual profissional está sendo mais ou menos produtivo, bem como onde está aplicando seu esforço.

Esta ferramenta de BI permite avaliar o impacto que os clientes estão ocasionando no consumo da mão de obra, bem como a produtividade dos profissionais.

O cálculo do impacto utiliza diversas variáveis para encontrar a proporção de consumo de esforço.

Custos

A engenharia de captação dos dados gerou uma memória de conhecimento que é a base das estatísticas e também será utilizada para montar a análise de custo do escritório. Como os percentuais de esforço definidos, com base despesas apuradas no balanço e na rentabilidade desejada, é possível encontrar o valor ideal de honorários a ser cobrado do cliente. Depois de apurado o valor ideal, este é confrontado com o honorário cobrado e a ferramenta apura o déficit ou superávit por cliente. Também demonstra em forma de percentual a perda ou ganho adicional de cada estabelecimento processado pelas ferramentas. Ordens de serviço, procedimentos e processos.

Arquivo Morto

Possui a função de organização dos documentos, onde é possível cadastrar e manter um arquivo informatizado, no qual pode ser cadastrada a localização de determinados documentos arquivados, podendo, inclusive, indicar de qual cliente ou fornecedor o documento se refere.
Essa ferramenta é extremamente importante para a rápida localização de documentos, sendo que será possível saber onde exatamente se encontra o documento consultando no sistema, mesmo que esse esteja arquivado já por alguns anos.

Almoxarifado

Permite o controle dos estoques de materiais.

CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS:
Linguagem

Desenvolvido em Delphi para rodar em plataforma Windows.

Aplicação Principal

É uma ferramenta diferenciada porque foi desenvolvida prevendo agilidade nas atualizações em razão dos curtos prazos legais. Possui um executável pequeno, composto de um “framework”, que tem como função levantar a aplicação e chamar todos os demais objetos que são os pacotes.

Pacotes

São bpls (dlls visuais) exclusivos da linguagem Delphi que se constituem de pequenos arquivos que variam conforme a tela ou opções, sendo que o tamanho destes varia, na maioria, entre 10 a 500 Kb. Este fracionamento proporciona agilidade na manutenção e facilidade de atualização, que é feita em poucos instantes, através de uma conexão de internet.

Multitarefas

Telas e Menus em MDI, possibilitando abertura simultânea de inúmeros formulários de digitação, dos mais diversos módulos. É possível estar no formulário de escrituração de documento fiscal de entradas e acessar a consulta de uma conta razão.

Menus flutuantes

Os menus não são fixos na aplicação, mas pacotes de dados atualizáveis, o que permite a criação de novas opções sem que haja necessidade de atualização de toda a aplicação, somente a disponibilização do novo menu e nova funcionalidade.

Acesso rápido a formulários

Possui tecla de atalho para abertura rápida de formulários (F9) bem como pela pesquisa por descrição de funcionalidade (CTRL+F9). Exemplo: se pressionar CTRL+F9 e pesquisar DARF serão mostrados os formulários vinculados, sendo que um clique este será aberto.

Atualização automatizada

A atualização do sistema pode ser configurada para realizar, de forma automatizada, a conferência de versões disponibilizadas nos servidores na nuvem nos mesmos moldes das vacinas de antivírus. Por ser uma aplicação fragmentada, somente serão atualizados os pacotes que sofreram mudanças o que permite redução do tempo de atualização.

Banco de dados independente

Utiliza o banco de dados Firebird que é livre e com alta capacidade de desempenho. Trabalha-se atualmente com grandes corporações com bancos de mais de 50GB.

Controle Transacional

Desenvolvido com o emprego do conceito de “Controle de Transação” em todas as operações que demandem múltiplos registros, impedindo assim, que um documento fique registrado somente em um sistema ou que somente parte dele seja indeferido.

Relatórios

Permite a visualização de todos os tipos de relatórios, mesmo os matriciais. Nos relatórios gráficos permite salvamento em texto, PDF, XLS e DOC, bem como o envio do PDF por e-mail no momento da visualização.

Gerador de Relatórios

Permite ao usuário a criação de novos relatórios simples ou complexos de acordo com o conhecimento ou necessidade do cliente ou usuário. Possibilita a idealização de relatórios específicos para o cliente sem a necessidade de mudanças na aplicação.

Acesso remoto

Ferramenta para acesso remoto à máquina do cliente, para uso de até 15 horas sem necessidade de aquisição da licença de uso.

Suporte on-line

Acesso ao aplicativo de atendimento.

Suporte técnico

Suporte técnico regionalizado e especializado.

OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s).

JB Cepil​

O JB Cepil foi o primeiro produto da JB Software a ser comercializado em larga escala.​

Foi lançado em 1990 na Região Sul como o primeiro software do País a fazer, em um só programa, Contabilidade, Escrita Fiscal, Patrimônio, Impostos e Lalur, por isso o nome JB Cepil. Este sistema tem integrações automatizadas com os demais sistemas JB, como JB Folha, JB Network (sistema em nuvem), JB Imobiliário, etc.

A JB inseriu um novo conceito no mercado onde a tônica era, e continua sendo: Registrar uma única vez o documento e arquivá-lo.

FERRAMENTA EXTREMAMENTE DIFERENCIADA NO MERCADO POR…

– Incorporar em um só produto os módulos de Contabilidade, Escrita, Patrimônio, Impostos, Inventário e Lalur.

– Automatizar a contabilização sem necessidade de processos de exportação e importação.

– Estar adequado para IFRS, inclusive balanço de adoção e tratar com maestria a contabilidade societária e fiscal.

– Ser precursor na implantação do SPED Contábil, SPED Fiscal e EFD Contribuições e ECF.

O JB Cepil foi o primeiro produto da JB Software a ser comercializado em larga escala.

Foi lançado em 1990 na Região Sul como o primeiro software do País a fazer, em um só programa, Contabilidade, Escrita Fiscal, Patrimônio, Impostos e Lalur.

A Categoria 1 foi definida quando do seu registro na antiga SEI – Secretaria Especial de Informática, pois na época era exigido registro oficial de softwares para poder realizar a comercialização.

Esta ampla aplicação, desenvolvida por contador para contador, se diferencia, até hoje, porque incorpora, desde a sua concepção, a filosofia de automatizar os registros fiscais e contábeis, mediante uma única entrada de dados e da sua reutilização imediata pelos demais sistemas, sem necessidade de importar, exportar, atualizar ou interligar.

Com esta novíssima metodologia a JB inseriu um novo conceito no mercado onde a tônica era, e continua sendo: Utilizar uma única vez o documento e arquivá-lo.

Para alcançar este objetivo, incluiu-se na ferramenta a ideia de flow, ou seja, aplicou-se a teoria de fluxo de processos. O sistema faz, de acordo com as configurações tributárias e operacionais, a solicitação ao usuário dos mais variados dados, a fim de que, ao término da escrituração, seja possível compor todas as informações das obrigações principais ou acessórias.

Desta forma, após o registro e conferências, o documento pode ser arquivado, pois todas as informações já estão no banco de dados.

O detalhe é o que faz a diferença!

Por ser uma aplicação desenvolvida por profissionais da área contábil, atua como aplicação especialista, focada em fornecer os melhores resultados, tanto em tecnologia, quanto em regra de negócio.

Veja abaixo as facilidades e características desta ampla aplicação.

CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO…
Gerais

 


Multiempresa e multiusuário, pois permite a digitação por diversos operadores simultaneamente na mesma empresa.

Não importa se a empresa processada é uma microempresa ou uma grande sociedade anônima com Holding e dezenas de filiais. O sistema se molda à empresa processada.

Possui sistema de “Auditoria” constituído por controle de usuários e de direitos de usuários em diversos níveis, ficando armazenadas, por usuário, todas as inserções, alterações e exclusões efetuadas no sistema.

Apesar de ter nascido em um escritório contábil, não pode ser caracterizado como uma aplicação com finalidade exclusivamente fiscal. É muito ágil para a utilização em empresas contábeis, porém a versão for Windows foi reescrita para atuar também em grandes empresas. Desta forma incorpora vários objetos e módulos voltados à gestão. 

Contabilidade

 


A empresa foi precursora na implantação do SPED e em 2008, quando somente as companhias com acompanhamento econômico-tributário diferenciado estavam obrigadas a EFD, os clientes JB Software entregaram perto de quatro por cento dos arquivos desta obrigação no Brasil.

Várias EFDs destas companhias precursoras já foram auditadas pela RFB e, até o momento, todas as fiscalizações foram encerradas sem ressalvas.

Vem incluindo e permitindo, desde 2008, os ajustes para convergência às Normas Internacionais (IFRS), de acordo com as disposições definidas na Lei, CPCs e NBCTs, sendo que se destacam:

– Descrição e Classificação das contas contábeis com periodicidade.

– Balanço de Adoção.

– Balanço comparativo.

– DFC pelo método direto.

– DFC pelo método indireto.

– DVA.

– DLPA.

– DMPL.

– DRA.

– Notas e comentários armazenados no banco de dados e com periodicidade.

Trata de forma automática a contabilidade Fiscal e Societária, permitindo com uma só base de dados gerar os dois modelos contábeis.

Pela observação dos padrões adotados na RFB e informações levantadas, a apuração dos dois padrões contábeis, o fiscal e societário, serão o alicerce da EFD IRPJ que tem vigência legal prevista para 2014. Pelo caráter especialista da empresa, já foi disponibilizado o modelo e já está sendo tratado o que será o padrão desta nova obrigação.

Oferece controle de grupos empresariais como holdings ou grupos empresariais formais ou informais. É importante levar em consideração que com o advento da Lei 11.638/2007, para haver tratamento de grupo, basta que exista um controle comum. Assim, o informal passou a ser formal não só para empresas de grande porte.

Possibilita a granularização das avaliações horizontas e verticais. Horizontais no tempo e verticais não somente com base na estrutura do plano ou demonstração, mas, a partir da mantenedora do grupo, detalhando por empresa e estabelecimentos.

Ainda, se o grupo, empresa ou estabelecimento necessitar, é possível aprofundar as avaliações até o nível de centros de custos.

A Contabilidade de Custos, integrada e coordenada à contabilidade, é mantida com registro simultâneo das operações relativas aos centros, viabilizando o seu uso por qualquer empresa.

Permite a criação de um plano único para utilização em várias atividades. A grande vantagem do plano único é que possibilita também a configuração das bases tributárias e obrigações acessórias em uma única oportunidade, sem necessidade de configurar para cada empresa.

As especificidades tributárias podem ser facilmente configuradas ou tratadas com a utilização de subcontas, não inchando o Plano de Contas e desvirtuando-o das Normas Contábeis, em razão das necessidades do fisco.

Ainda que seja adotado o plano único, é possível utilizar as subcontas também para personalizar descrições e segregar informações por empresa, tratando de casos específicos, de acordo com as necessidades individuais. A especialização também pode ser realizada pelo uso de bloqueio de grupos contábeis.

Contém um módulo para montagem de demonstrações contábeis adicionais para possibilitar a entrega de relatórios mais simplificados ou sob a ótica administrativa aos gestores das empresas.

Conta com um processo ágil de geração das Análises Contábeis Verticais e Horizontais, acompanhadas ou não de gráficos.

Comporta um amplo cadastro de fórmulas bases para composição das Análises Econômicas.

Disponibiliza auditoria financeira com comunicação direta ao banco de dados do sistema de Contas a Pagar e a Receber dos Sistemas Integrados de gestão Empresarial, os chamados SIGE, SIG ou ERP, que são aplicações naturalmente especialistas em gestão administrativa.

Sempre voltada à redução do retrabalho e também pensando no meio ambiente, a JB, preocupada com o alto consumo de papel, lançou o conferidor contábil digital. Esta ferramenta mantém o status de conferência de forma digital e reduz consideravelmente a impressão de relatórios, evitando não só os custos, como a perda das informações conferidas pelo simples extravio dos rascunhos que serviram de base à conciliação contábil.

Trata a conciliação de Clientes e Fornecedores, bem como de outras contas contábeis, com maestria, realizando grande parte do processo de forma automatizada, por título ou documento de acordo com a opção configurada. Permite, ainda, os complementos manuais facilitando amplamente o processo.

Na linha da boa gestão de contábil e na especialização dos tratamentos de conferência, construiu um mecanismo para “Conciliação Bancária”, que além de dinamizar o processo com a importação direta de extratos, inclui processos automatizados de conciliação e complementos manuais, permitindo assim a demonstração da diferença entre o saldo contábil e bancário.

Seguindo a diretriz de aplicação especialista, integra em seus processos um formulário para digitação rápida de “Recebimento de Clientes” e “Pagamento a Fornecedores” que, além das facilidades de pesquisas e tratamentos, reduz consideravelmente o número de toques e o tempo dispensado para a atividade. Ainda, de quebra, prepara a base para a conciliação.

O conceito de agilidade e facilidades está no DNA da JB. Assim, nos mesmos moldes das quitações de clientes e fornecedores, disponibiliza um formulário para digitação rápida de Pagamentos e Recebimentos de caixa.

Como empresa preocupada com os detalhes, permite a impressão, de forma automatizada e contínua, em um só processo de todas as demonstrações ou peças contábeis acessórias, em conjunto com o Livro Diário, facilitando os procedimentos de encadernação e registro. 

Escrita Fiscal

 


Nos mesmos moldes da ECD, a JB Software também foi precursora na implantação do SPED Fiscal. Em 2008, quando nenhuma empresa estava obrigada a ele, apresentou para a classe no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Gramado, o protótipo daquela novíssima obrigação, distribuindo, inclusive, palestras com esclarecimentos dos três subprojetos do SPED, a NF-e, o SPED Contábil e o Fiscal.

Trabalhou arduamente em 2008 e 2009 na disseminação de conhecimento relativo ao paradigma SPED com a realização e patrocínio de inúmeras palestras e cursos do RS ao MT, sempre em parceria com sindicatos dos contabilistas, SESCON, CRC e associações de classe.

A aplicação de escrituração trata todos os Perfis do Projeto, inclusive o C que deverá ser o padrão das empresas optantes pelo Simples Nacional.

Disponibiliza processos de auditoria própria do SPED, realizando as validações não inseridas no PVA, mas aplicadas na malha fina dos sistemas do fisco. O processo de validação é iniciado na escrituração e tem seu desfecho final na geração dos arquivos.

Resumindo: o módulo de escrituração fiscal é o maestro desta suíte de aplicações, pois é através dele que a grande maioria dos dados é inserida, tendo em vista que praticamente todas as operações de receitas e despesas são originárias de documentos fiscais.

Está intimamente vinculada à contabilidade, gerando a contabilização de forma instantânea e simultânea à escrituração fiscal, o que gera garantia de integridade, pois:

– Valores somente podem ser modificados diretamente nos documentos fiscais.

– Se um documento fiscal é excluído, os lançamentos contábeis o são em conjunto.

– Retira dos usuários a necessidade de lembrar que houve alterações no setor fiscal e que há necessidade de nova exportação contábil. Este controle automatizado evita que permaneçam valores contábeis de documentos que não existem mais ou que os valores do documento não fechem com a contabilização e vice-versa.

É amplamente integrada ao controle patrimonial, mantendo também a integridade deste com o fiscal, pois se o documento for excluído os bens patrimoniais o serão em conjunto.

Trata as informações de CIAP (Crédito de ICMS do Ativo Permanente) de forma imediata e complementar ao registro patrimonial.

Permite o tratamento do ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS por produto ou agrupado por CFOP, CST e Alíquota, de acordo com o tipo de obrigação acessória que a empresa esteja enquadrada.

Possui um formulário específico para escrituração de documentos originários de ECF, que facilita o processo de digitação, pois a partir dos dados do equipamento gera de forma automática, tanto os detalhamentos fiscais como os contábeis, e se molda também ao tipo de obrigações acessórias da empresa.

Também na escrita fiscal incute os preceitos de redução de trabalho. É possível configurar a possibilidade de preenchimento automático das informações para empresas do simples nacional. Com a simples leitura do código de barras do DANFE e indicação do total do documento, já é possível finalizar a escrituração.

Como indicado na parte contábil, a especialidade está inserida no DNA dos produtos da JB Software. Assim, seguindo as diretrizes de fluxos de processos, quando um documento fiscal é base de retenção, os formulários de lançamentos são abertos para que dados necessários à DIRF, DACON e SPED sejam inseridos de forma simultânea à escrituração do documento fiscal.

Para empresas da área médica, possibilita a inserção de dados para posterior geração da DMED.

Trata integralmente a apuração do ICMS de forma integrada com os dados fiscais e atende a todos os paradigmas do SPED e seus inúmeros detalhamentos.

Calcula os créditos relativos ao ativo permanente de forma integrada com a apuração do ICMS e gera os registros de aproveitamento dos créditos de forma simultânea. Além do tratamento automatizado com a apuração de todas as bases para composição do Bloco G do SPED sem a necessidade de complementos manuais.

Realiza a apuração do ICMS ST descentralizada por Estado, imprimindo um livro independente para cada estado e de forma apartada da Conta Gráfica de ICMS Normal, atendendo não só as definições regulamentares do ICMS, como também o tratamento do Registro E250 e filhos do SPED.

Permite a contabilização automática e vinculada às apurações, de todos os impostos vinculados à escrita fiscal, como ICMS, ICMS/ST, IPI e ISS, sem a necessidade de importação e exportação. O processo, na mesma competência, pode ser realizado infinitas vezes, pois é o sistema que controla os lançamentos, excluindo, também de forma automatizada, a contabilização anterior realizando uma nova integralmente.

Foi inserida na aplicação a possibilidade de impressão do Livro de IPI tanto para o padrão SPED, que prevê totalizações por CST, quanto no padrão antecessor ao SPED que previa exclusivamente a totalização por CFOP, permitindo a conferência pelas duas modalidades.

A apuração do ISS é tão ou mais detalhista que a do ICMS, pois a apuração deste imposto é realizada de forma descentralizada por município ao qual é devido e, ainda, demonstra em conjunto os débitos e os valores compensados por municipalidade.

O cadastro de produtos permite a replicação automática de produtos entre empresas e filiais. Ainda, possibilita a utilização, pelos estabelecimentos filiais, do cadastro da matriz dispensando a necessidade de tratamento de sincronismo de codificação.

O formulário de cadastro oportuniza a configuração das informações tributárias por tipo de operação (CFOP) no cadastro dos produtos. Estas informações serão utilizadas para facilitar e automatizar a digitação e/ou importação de dados.

A configuração dos produtos possui um grande facilitador para inserção ou atualização de configurações tributárias, o chamado “configurador em lote”. Neste processo é possível realizar as configurações para vários produtos em um único procedimento com a ajuda de inúmeras opções de filtros.

Comporta um ágil processo de recálculo de PIS e COFINS dos documentos fiscais, com base nas configurações dos produtos. Desta forma, caso o ERP não enviar as informações tributárias, o JB Cepil permitirá a importação sem estes dados e fará a atribuição em todos os documentos em um só momento.

Ainda, a ferramenta dos atribuidores tributários permite importar documentos, especialmente documentos de frete, comunicação e energia, sem a indicação de produto para depois inseri-los. Este processo possui vários filtros, sendo que o mais utilizado para o caso é o de modelo de documento fiscal.

A aplicação gera arquivos de obrigações acessórias para os estados: BA, MS, MT, PR, RN, RO, RS, SC, SE, SP (outras UFs, sob consulta).

Também processa a geração de arquivos municipais de vários municípios (consulte a disponibilidade).

Exporta as informações do DARE para SC e RS, de várias empresas no mesmo arquivo magnético.

Gera os dados necessários para atender as especificações da nota fiscal gaúcha.

Imprime todos os Livros Fiscais com Termo de Abertura e Encerramento.

Possui módulo de importação da tabela da TIPI ou sua sincronização.

O módulo de escrita fiscal também conta com os conferidores digitais, evitando a impressão dos livros, bem como a perda das informações conferidas pelo extravio destes rascunhos que serviram de base à conciliação. Mantém o status de forma digital, voltando ao estado de não conferido quando o documento é modificado.

O volume de facilidades, processos e procedimentos atendidos por este módulo é muito extenso. Sendo assim, foram inclusas aqui apenas uma pequena parte das funcionalidades. 

Importações Fiscais, contábeis e cadastrais

 


Os processos de importação de documentos fiscais são muito singulares no JB Cepil, pois é quase um projeto à parte, em razão de sua amplitude e complexidade, pois:

– Realiza as consistências fiscais que serão efetuadas posteriormente pelo fisco, evitando desta a forma a entrada de dados com erros, bem como uma posterior manipulação de documento a documento, de produto a produto.

– Permite a importação do mesmo período diversas vezes, identificando automaticamente os documentos já importados e tratando somente os faltantes.

– Possibilita a inserção de procedimentos para automatizar correção de erros dos arquivos originais evitando necessidade de ajuste pelos ERPs, que normalmente demandam custos para os clientes.

– Permite a importação de dados de txt no padrão SPED de qualquer modelo de documento e Perfil.

– Carrega os dados diretamente dos arquivos XML de NF-e cadastrando automaticamente os clientes, fornecedores, produtos entre outros detalhamentos. Este procedimento facilita a atividade dos profissionais que trabalham com empresas de menor porte que não possuem um ERP que compartilhe os dados fiscais via arquivo.

– Nos mesmos moldes da NF-e, possibilita a importação dos XML de CT-e, realizando também o cadastro automático dos emissores, remetentes, destinatários entre outros detalhamentos.

– Importa os XML de NFS-e no padrão Abrasf, bem como outros leiautes desenvolvidos por empresas fornecedoras de softwares públicos (consulte os modelos disponíveis).

– Busca documentos eletrônicos no sítio da NF-e, baixando automaticamente na máquina e os carrega para escrituração, utilizando como ponte a novíssima ferramenta denominada JB Network.

– Permite, de forma residual, a busca dos dados da NF-e por meio de consulta ao portal nacional.

– Possibilita a importação de ajustes tributários gerados pelo ERP, como créditos presumidos de ICMS tanto pelos registros de ajustes vinculados aos documentos, C195/C197, quanto pelos registros da apuração como E220/E240.

– Importa inventário, LMC, dados de Operadoras de cartão de crédito e muito mais.

A carga de dados contábeis também é um processo relevante na vida dos profissionais e propicia a redução do retrabalho e dos custos e tem tratamento priorizado e singular como a parte fiscal. Captura informações contábeis dos sistemas de gestão empresariais de qualquer origem, como contas a pagar e receber, bem como outras movimentações financeiras ou não.

Para os dados contábeis é possível moldar o leiaute de carregamento dos dados de acordo com a ordem gerada pelo ERP.

Permite importação de dados de qualquer sistema de Folha de Pagamento, de forma agrupada por grupos contábeis ou detalhada por colaborador.

Compõe o módulo de integrações o formulário de importação de extratos bancários de diversas instituições financeiras, que além de reduzir os excessivos processos de digitação e conferência, gera a base para a conciliação bancária.

Possui ainda uma gama adicional de importações cadastrais, como Plano de Contas, Clientes, Fornecedores, entre outros, necessários, normalmente, para facilitar o início do uso das aplicações da JB Software. 

Patrimônio

 


O controle patrimonial possui, além dos tratamentos fiscais e societários, também procedimentos gerenciais para facilitar o controle dos bens de grande valor, suas localizações, transferências e empréstimos.

Permite todo o tratamento de cálculo dos créditos, tanto de PIS quanto de COFINS, tanto pelos valores de depreciação quanto pelos valores de aquisição, por todas as variações de números de parcelas permitidos.

Possibilita o controle de vida útil societário e vida útil fiscal no próprio bem, sem a necessidade de duplicar os cadastros.

Trata com grande habilidade e facilidade os cálculos de depreciação Fiscal e Societária, para o mesmo bem, realizando de forma automática os ajustes no Lalur pela diferença em relação aos valores fiscais, que já serão base para geração do FCONT.

Realiza a contabilização dos cálculos pela modalidade societária, inclusive com contabilização de ganhos e perdas na alienação ou baixa de bens.

Possui o controle de laudos de avaliação a Valor Presente, Justo, Impairment, entre outros, e o lançamento dos respectivos valores ajustados para o perfeito controle dos valores societários.

Demonstra, por sub bem, bem, grupos e totais, em relatórios, a depreciação fiscal e/ou societária bem como as diferenças entre os métodos.

Faculta baixa integral e parcial, tratando da proporcionalidade, inclusive no CIAP.

Disponibiliza procedimento que permite a alterações de taxas de depreciação em lote.

O cadastro de bens, para o perfeito aproveitamento da depreciação e créditos, deve ser realizado de forma individualizada. Assim, para as empresas que adquirem bens em grande volume de um mesmo item têm um árduo trabalho de repetir os dados cadastrais. Para facilitar este processo, o formulário de cadastro permite copiar dados de um item existente ou ainda gerar inúmeros clones deste pela utilização das ações de Copiar ou Duplicar bens.

Está presente, também, no módulo de cadastro o “Configurador em Lote”, que é um amplo facilitador de configurações tributárias ou fiscais necessárias para a geração do SPED Fiscal e/ou EFD Contribuições. 

Tributos

 


O módulo de tributos, principalmente os federais, sempre foi um diferencial por abranger a integralidade das informações e ter sido idealizado por um especialista tributário.

Permite a inserção de fórmulas de cálculo por empresa plano ou de forma especializada por empresa.

Possibilita a gestão e cadastramento amplo de:

– Periodicidades tributárias.

– Regimes tributários.

– Tipos de incidência.

– Códigos de recolhimentos.

– Vencimentos.

– Entre outros itens.

Permite a contabilização automática de todos os impostos federais, sem a necessidade de importação e exportação. O processo, na mesma competência, pode ser realizado infinitas vezes, pois é o sistema que controla os lançamentos, excluindo, também de forma automatizada, a contabilização anterior e realizando uma nova integralmente.

Disponibiliza controle total da carteira de impostos, possibilitando a análise dos impostos em aberto para a empresa, inclusive com a geração de extrato contendo o cálculo de atualização, juros e multa.

O formulário de digitação rápida também está presente do módulo tributário. Neste é possível digitar rapidamente o pagamento dos tributos, além de gerar automaticamente a contabilização já atualiza a carteira de impostos.

Possui controle de impressão de DARF, com geração de DARFs complementares, evitando desta forma o envio ao empresário do mesmo documento de arrecadação que pode gerar um duplo recolhimento.

Processa a atualização da tabela de Selic automaticamente para emissão de DARFs quando estes necessitam de cálculo de atualização, gerando ainda o cálculo dos juros e multa por atraso.

Admite a edição manual das informações do DARF, sendo possível criar DARFs de forma totalmente manual e desconectada dos processos automatizados.

Controla o vencimento dos impostos, com análise dos feriados municipais, estaduais ou federais, sendo estes feriados totalmente configuráveis pelo usuário de acordo com sua realidade local.

Calcula a CPRB de acordo com todas as alterações posteriores à sua criação, prevendo pelo menos quatro metodologias distintas, com inserção automática do complemento da receita não beneficiada ou suspensão do cálculo pela receita, quando necessário. Alimenta todas as informações para geração do Bloco P da EFD Contribuições.

Realiza o cálculo do PIS e COFINS de acordo com a metodologia instituída na EFD Contribuições, tanto lucro real, quanto presumido, por regime de competência ou caixa, realizando todos os cálculos de rateio pelas situações tributárias, cálculo e utilização do coeficiente de aproveitamento de créditos.

Processa automaticamente o controle da conta corrente das retenções e dos saldos credores de períodos anteriores para correta geração das informações do Bloco 1 (Fichas 1100, 1300, 1500 e 1700).

Faz o cálculo de todos os formatos previstos para o Simples Nacional, tanto por regime de competência quanto regime de caixa. Todas as atualizações e controles são integralmente realizados pelo sistema, integrado à contabilidade, com possibilidade de inserção das receitas anteriores ao uso do sistema.

Realiza o cálculo do RET (Regime Especial de Tributação) para incorporação imobiliária, em suas duas versões, com emissão de DARF por filial possibilitando, desta forma, a segregação das informações contábeis de acordo com as exigências do fisco e possibilitando a geração das informações do registro 1800 da EFD Contribuições.

Trata, também o cálculo de IRPJ e CS sobre receita pelo lucro presumido, arbitrado, estimativa mensal, entidades financeiras e contempla ainda o cálculo do REFIS e retenções na fonte a recolher. Possibilita ainda, controlar e fazer o aproveitamento automatizado das retenções de todos os tributos calculados pelo sistema.

Ainda, integra este módulo, uma ferramenta de planejamento tributário que permite simular todas as formas de tributação, possibilitando à empresa analisar os resultados para escolha da melhor forma de tributação a ser adotada.

Gera todos os artefatos da EFD Contribuições.

Possui uma complexa engenharia de auditoria que simula uma grande gama de validações que estão inseridas no processo de malha fina da RFB. De acordo com os aprofundados estudos do projeto foram avaliadas as possíveis pós-validações que a RFB realiza e inseridas no processo, podendo a auditoria ser chamada de forma independente a qualquer tempo, mesmo antes do fechamento fiscal. 

Lalur

 


A geração do Lalur é totalmente automatizada e integrada com a contabilidade, possibilitando a maleabilidade necessária ao usuário, tanto para o cálculo pelo Lucro Real Trimestral, bem como Anual.

Possibilita o cadastro de fórmulas indicativas para busca dos valores de adição e exclusão, bem como compensações e controle de retenções na fonte.

Realiza todo o tratamento de compensação inerente ao Lucro Real Anual, com as compensações dos recolhimentos anteriores e com possibilidade de comparar mensalmente a forma de recolhimento por estimativa mais vantajosa para empresa, se com base no Lalur ou na Receita Bruta.

Calcula e controla a compensação dos valores de PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Elabora todos os controles e cálculos do Lucro da Exploração de forma apartada da apuração do IR e CS realizando a compensação automática no Lalur dos valores obtidos neste cálculo.

Levanta os valores relativos ao Preço de transferência pelo método PVEx, totalmente integrado gerando os ajustes no Lalur.

Efetua o cálculo, bem como a compensação, da maior parte dos incentivos fiscais que haja previsibilidade de usos de valores gastos com atividades específicas como:

– Audiovisual.

– PDTI.

– Atividades de caráter cultural e

– Atividades de caráter artístico.

Possibilita, ainda, o cadastramento de outros incentivos que sejam calculados nas formas previstas, sem dependência de alteração no sistema, quando surgem novas permissões legais.

Controla a movimentação da Parte B, com o cadastro de contas específicas para correta segregação das informações por período.

A parte A está completamente integrada à parte B, com a realização automática da compensação dos saldos de prejuízo fiscal, bem como com a reversão de prejuízos.

Permite a inserção manual de lançamentos ou alteração pelo usuário das informações geradas pelo sistema.

Controla todos os ajustes do RTT, agora chamado de Regime Tributário Definitivo, pois foi transitório somente por dois anos, para geração do FCONT.

A contabilização da apuração do Lalur, nos mesmos moldes dos demais módulos é totalmente integrada, prevendo, inclusive, os ajustes para saldo negativo de CSLL e IRPJ. 

Integrações com Fisco

 


Gera uma gama de obrigações acessórias para integração com os fiscos, sendo as principais:

– SPED Fiscal.

– SPED Contábil.

– EFD Contribuições (Com Bloco P).

– DACON.

– DEFIS (Simples Nacional).

– PGDAS-D.

– DCTF.

– DIPJ.

– PER-DCOMP.

– DACON.

– SINTEGRA.

– SINCO Fiscal.

– SINCO Contábil.

– MANAD.

– DNF. 

CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS
Linguagem

 


Desenvolvido em Delphi para rodar em plataforma Windows. 

Aplicação principal

 


É uma ferramenta diferenciada porque foi desenvolvida prevendo agilidade nas atualizações em razão dos curtos prazos legais. Possui um executável pequeno, composto de um framework, que tem como função levantar a aplicação e chamar todos os demais objetos que são os pacotes. 

Pacotes

 


São bpls (dlls visuais) exclusivos da linguagem Delphi que se constituem de pequenos arquivos que variam conforme a tela ou opções, sendo que o tamanho destes varia, na maioria, entre 10 a 500 Kb. Este fracionamento proporciona agilidade na manutenção e facilidade de atualização, que é feita em poucos instantes, através de uma conexão de internet. 

Multitarefas

 


Telas e Menus em MDI, possibilitando abertura simultânea de inúmeros formulários de digitação, dos mais diversos módulos. É possível estar no formulário de escrituração de documento fiscal de entradas e acessar a consulta de uma conta razão. 

Menus flutuantes

 


Os menus não são fixos na aplicação, mas pacotes de dados atualizáveis, o que permite a criação de novas opções sem que haja necessidade de atualização de toda a aplicação: somente a disponibilização do novo menu e nova funcionalidade. 

Acesso rápido a formulários

 


Possui tecla de atalho para abertura rápida de formulários (F9) bem como pela pesquisa por descrição de funcionalidade (CTRL+F9). Exemplo: se pressionar CTRL+F9 e pesquisar DARF serão mostrados os formulários vinculados, sendo que com um clique este será aberto. 

Atualização automatizada

 


A atualização do sistema pode ser configurada para realizar, de forma automatizada, a conferência de versões disponibilizadas nos servidores na nuvem nos mesmos moldes das vacinas de antivírus. Por ser uma aplicação fragmentada, somente serão atualizados os pacotes que sofreram mudanças, o que permite redução do tempo de atualização. 

Banco de dados independente

 


Utiliza o banco de dados Firebird que é livre e com alta capacidade de desempenho. O sistema trabalha atualmente com grandes corporações com bancos de mais de 50GB. 

Controle Transacional

 


Desenvolvido com o emprego do conceito de “Controle de Transação” em todas as operações que demandem múltiplos registros, impedindo assim, que um documento fique registrado somente em um sistema ou que somente parte dele seja indeferido. 

Relatórios

 


Permite a visualização de todos os tipos de relatórios, mesmo os matriciais. Nos relatórios gráficos permite salvamento em texto, PDF, XLS e DOC, bem como o envio do PDF por e-mail no momento da visualização. 

Gerador de Relatórios

 


Permite ao usuário a criação de novos relatórios específicos sem a necessidade de mudanças na aplicação. 

Acesso remoto

 


Ferramenta para acesso remoto à máquina do cliente, para uso de até 15 horas sem necessidade de aquisição da licença de uso. 

Suporte on-line

 


Acesso ao aplicativo de atendimento. 

Suporte técnico

 


Suporte técnico regionalizado e especializado.

OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s).